Você está em: Home, Notícias, Festa da Congada 2018
15/01/2019

Festa da Congada 2018

Entre os dias 26 e 28 de dezembro a Prefeitura Municipal de Jacuí, através do Departamento de Cultura, realizou a Festa da Congada 2018.

A Administração atendeu ao pedido da comunidade e a estrutura foi montada na rua principal da Praça Presidente Vargas, a fim proporcionar um maior espaço para as apresentações dos Ternos e maior comodidade a todos que prestigiaram a Festa.

Os ternos Canutinhos, União e Família Macedo deram início à tradição da Festa da Congada logo cedo com a busca dos reis e rainhas, participação na missa da Igreja Matriz São Carlos Borromeu e Imaculada Conceição, visitas no período da tarde e apresentações na Praça Presidente Vargas todos os dias de festa, com muita música entoada pelos versos de cada terno, dança, e adereços coloridos como chapéus, caixas e demais instrumentos decorados com fitas de setim, crepom e outros adereços que proporcionaram muita beleza à festa durante a noite.

Além dos três ternos de Jacuí, a Festa também contou com a apresentação dos ternos visitantes Bela Vista de São Sebastião do Paraíso e Caiapó de Alterosa. Autoridades como o Prefeito Geraldo Magela da Silva, o Vice-Prefeito Célio Batista, o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, Vereadores da Câmara Municipal de Jacuí e funcionários municipais estiveram presentes.

Para a realização das apresentações, cada grupo recebeu antecipadamente, 200 camisas, fitas e crepons para produzirem sua indumentária, uma vez que os ternos são reconhecidos oficialmente como bens culturais imateriais de Jacuí. Mesmo em um momento de crise econômica, assim como todos os municípios mineiros, a Administração não mediu esforços para que a Festa da Congada 2018 fosse realizada, sendo esta a maior e mais tradicional festa anual de Jacuí que encanta a todos ao longo dos três dias de ritos e apresentações com muita devoção e alegria.

Festa da Congada de Jacuí 2018
Prefeito Geraldo Magela ao lado do Presidente da Câmara Hernane Lopes de Siqueira e o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes

Festa da Congada de Jacuí 2018
Chefe do Departamento de Cultura Ana Paula, Vereador Ronaldo Correia dos Santos, Prefeito Geraldo Magela da Silva, Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, Presidente da Câmara Hernane Lopes de Siqueira e o Presidente do Conselho Municipal de Cultura Paulo Sérgio da Silva.

Missa com os congadeiros

Apresentação do Terno Canutinhos

Apresentação do Terno união

Prefeito Geraldo Magela da Silva e o Vice-Prefeito Célio Batista, capitão do Terno União