Você está em: Home, Notícias, Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Jacuí alerta para cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti.
15/01/2019

Mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Jacuí, através da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância em Saúde de Jacuí, realizou entre os dias 07 e 08 de Janeiro o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2019. Foram realizadas 239 visitas e os resultados ajudaram a direcionar as ações de controle para as áreas mais críticas e propícias para o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Dos 239 imóveis visitados, foram encontrados larvas do Aedes Aegypti em 4 imóveis, alcançando assim uma proporção de: a cada 100 imóveis existe a presença do Aedes Aegypti em  aproximadamente 2. Foram encontradas larvas em 13 imóveis e, mesmo não sendo do Aedes Aegypti, esse número representa um potencial muito grande para a multiplicação deste inseto.

A forma mais eficiente de controle continua sendo a eliminação dos possíveis focos de proliferação, uma vez que impede que o ciclo biológico do vetor se perpetue.

Para evitar possíveis criadouros do Aedes Aegypti dentro de casa, no trabalho, enfim, para acabar com os focos do mosquito, é muito importante que a população se mobilize e receba os agentes, funcionários da Prefeitura com uniformes e com bolsa personalizada, para que o trabalho de prevenção e combate ao Aedes Aegypti seja realizado, checando garrafas, pneus, vasos de plantas, piscinas, caixas d’água, reservatórios, calhas, lajes, bebedouros de animais, lonas, tambores lixos em geral, vasos sanitários e ralos em desuso.

A população em caso de dúvida na hora de permitir a visita do agente em casa, pode ligar para o Departamento de Vigilância em Saúde no telefone 3593-1685, confirmar se o agente realmente é funcionário da Prefeitura, e permitir a visita, que vai contribuir muito para eliminar de vez os possíveis criadouros de larvas e o mosquito em nossa cidade.

Além das visitas realizadas pelos agentes, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Obras, realizará um mutirão de limpeza na cidade, e a colaboração de toda a população é necessária, para que tudo que não for mais utilizado seja entregue para a coleta de lixo nas ruas, nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro de 2019.

Parabenizamos e agradecemos aos funcionários envolvidos, e a toda a população que colabora com a erradicação do mosquito em nossa cidade.