Você está em: Home, Notícias, Prefeitura Municipal de Jacuí recebe o Relatório Anual de Atividades da EMATER - 2018
29/03/2019

Entrega do Relatório Anual de Atividades da EMATER

A Prefeitura Municipal de Jacuí recebeu no dia 25/03/2019 o Relatório Anual de Atividades, com todos os trabalhos desenvolvidos pela EMATER no Município de Jacuí no ano de 2018.

O trabalho é realizado graças ao Convênio Técnico de Cooperação, para manutenção das atividades desenvolvidas, através do repasse realizado mensalmente da Prefeitura Municipal para a EMATER para a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores de Jacuí, totalizando 575 atendimentos em 2018, dentre eles agricultores, moradores da cidade e organizações.

Da produção agropecuária do Município de Jacuí são produzidos: abacate, avicultura de corte, café, feijão, floricultura, leite, gado de corte, fruticultura, milho, milho silagem e soja.

Alguns projetos desenvolvidos pela EMATER:

- Bovinocultura: agregação de valor, comercialização e tecnologias na produção.

- Cafeicultura: agregação de valor, gestão, meio ambiente, Concurso Municipal de Qualidade de Café, Circuito Mineiro de Cafeicultura, tecnologias de produção;

- Culturas anuais perenes e semiperenes: apresentação de tecnologias de produção para aumento da produtividade, com redução dos custos de produção, gestão da propriedade e preservação ambiental - Eucalipto, feijão, mandioca, milho, soja e outras culturas.

- Fruticultura: aumento da oferta de frutas de qualidade, com diversificação e aumento de renda do produtor - banana, laranja, abacate, limão, maracujá e outras.

- Oleiricultura: aumento da oferta de produtos de qualidade, diversificação da produção, autoabastecimento do Município – alface, beterraba, cenoura, couve-flor, chuchu e outras.

- Pequenos animais: aumento da qualidade, diversificação e aumento da renda do produtor rural – apicultura, avicultura comercial, piscicultura, suinocultura.

- Organização e mercado: ampliação do acesso dos agricultores familiares às políticas públicas de comercialização.

- Agroecologia: ampliação da oferta de produtos agroecológicos e orgânicos.

- Agroindústria: apoio na regularização e na gestão da agroindústria – melhoria na qualidade dos produtos, adoção de boas práticas na produção.

- Crédito Rural: acesso ao crédito rural através da elaboração de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – projetos para financiamento das atividades agropecuárias e assistência técnica.

- Cadastro Ambiental Rural: adequação ambiental da propriedade visando atendimento à legislação ambiental.

- Incentivo a participação dos agricultores em feiras e dias de campo (Procafé, EPAMIG, FEMAGRI, Mais Genética) promovendo capacitação e apresentação de oportunidades de modernização e melhorias na produção agropecuária.

- Programa pró-genética: apresentação e comercialização de animais registrados em feiras de agronegócios em Jacuí.

- Programa mais genética: projeto de inseminação artificial da raça leiteira realizado através de convênio entre o Município de Jacuí e a EMATER. O Município paga as custas da realização do projeto: inseminador, combustível, e manutenção do botijão de sêmen e motocicleta para deslocamento do inseminador até o local. A EMATER faz a identificação e cadastro de produtores participantes do projeto e controla a realização dos serviços de inseminação e a doação do sêmen aos produtores.

- Serviço de análise de solos e atendimento ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

- Convênio Mapa Café – Ministério da Agricultura: assistência técnica e gerencial em propriedades cafeeiras.

- Programa Certifica Minas Café: adequação de boas práticas agrícolas na produção cafeeira.

- Concurso de Qualidade do Café: Identificar e valorizar o café com melhor qualidade do Município de Jacuí – Concurso Municipal e Concurso Estadual, reconhecendo o trabalho do produtor rural.

- Programa Nacional de Alimentação Escolar: apoio na comercialização dos produtos agropecuários para alimentação escolar.

A Prefeitura Municipal de Jacuí se mantém parceira da EMATER.

Mesmo em tempo de crise financeira, assim como tantos municípios mineiros, continuamos acreditando que o sucesso e desenvolvimento para os nossos agricultores e agropecuaristas pode ser melhorado com a assistência técnica adequada.

Parabenizamos a todos os envolvidos, e esperamos que Jacuí possa crescer e se fortalecer ainda mais na produção agropecuária.