Você está em: Home, Notícias, XI Conferência Municipal de Saúde de Jacuí 2019
11/04/2019

XI Conferência Municipal de Saúde de Jacuí 2019

No dia 28/03/2019, no Salão Paroquial, a Prefeitura Municipal de Jacuí realizou através da Secretaria Municipal de Saúde, a XI Conferência Municipal de Saúde. “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

A conferência contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas e teve como objetivo principal apresentar e avaliar a realidade da saúde do Município de Jacuí e propor diretrizes para a formulação da política de saúde no nível Municipal, Estadual e Federal, estas que servirão para orientação dos governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações prioritárias nos municípios, Estado e União. As propostas de melhorias nas políticas públicas deverão ser apreciadas na IX Conferência Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais.

A abertura foi realizada pelo Prefeito Geraldo Magela da Silva, que enfatizou a importância da participação da comunidade junto ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde para que melhorias possam ser alcançadas na prestação de serviços de saúde do município.

O Prefeito Geraldo informou a todos que vem trabalhando continuamente para conseguir recursos estaduais e federais para a saúde de Jacuí, e pontuou que a apresentação em detalhes de todas as melhorias seriam apresentadas pelo Secretário Municipal de Saúde.

O Prefeito Geraldo também trouxe mais uma vez ao conhecimento de todos a difícil situação financeira enfrentada pelo Município de Jacuí e por todos os Municípios Mineiros, devido a falta de repasses do Estado ao Município, desde março de 2018 até hoje, para a manutenção dos serviços de saúde, dívida que atinge hoje o valor de R$1.052.372,36, e que graças aos recursos federais e emendas recebidos as dificuldades financeiras foram amenizadas, mas ainda existem.

O palestrante e coordenador do NAPRIS (Núcleo da Atenção Primária a saúde) GILMAR ANTONIO MACHADO abordou o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

A Secretária Municipal de Assistência Social Regiane Aparecida Prado Silveira abordou a importância da realização da conferência no município e a importância do papel do Conselho Municipal de Saúde e do Conselheiro para melhorar o serviço de saúde no município.

O Secretário Fábio Lucas Vieira Oliveira apresentou a todos o Sistema de Saúde Municipal de Jacuí, apresentando as estruturas de atendimento disponíveis hoje em Jacuí: USF Odila Pereira e USF Benedito Nogueira, a estrutura da Secretaria de Saúde e o funcionamento das mesmas na prestação de serviços de saúde. Detalhando a fala do Prefeito Geraldo,  e ressaltando dificuldade enfrentada diariamente na saúde graças a falta dos repasses do Estado: R$1.052.372,36, informou a todos sobre a recuperação e conservação dos veículos da saúde, aquisição de um pálio novo com recurso próprio do município, além das novas aquisições que foram possíveis graças a emendas de recursos federais recebidas neste mandato: dois novos sanderos, uma nova caminhonete, uma nova vãn, e quatro novas ambulâncias para o transporte de pacientes para tratamentos e cirurgias eletivas em outros municípios; equipamentos para as USF’s Odila Pereira e Benedito Nogueira; além recursos de custeio recebidos através de emendas para auxiliar no custeio da prestação de serviços de saúde do município.

Durante a Conferência foi realizada a eleição dos novos conselheiros municipais de saúde de Jacuí, que tomarão posse em agosto de 2019.

O Prefeito Geraldo Magela agradeceu o empenho de todos os funcionários que trabalham na prestação de serviços de saúde do Município de Jacuí, a todos que contribuíram para a realização da conferência municipal, agradeceu aos membros que contribuiram ativamente no conselho municipal de saúde anteriormente e cumprimentou os novos membros eleitos para o conselho, e a todos da comunidade que participaram ativamente com novas propostas contribuindo para melhorar ainda mais a prestação de serviços de saúde do Município de Jacuí.