Você está em: Home, Notícias, Município de Jacuí sedia o Circuito Mineiro de Cafeicultura
25/04/2019

Município de Jacuí sedia o Circuito Mineiro de Cafeicultura

O Município de Jacuí sediou no dia 23 de abril de 2019, no Parque de Exposições Merched Alcântara Assad e pelo segundo ano consecutivo, o Circuito Mineiro de Cafeicultura.

O Circuito de Cafeicultura é um projeto de realização anual da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento(SEAPA), promovido pela EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), UFLA (Universidade Federal de Lavras) e FAEPE (A Fundação de Apoio, Ensino, Pesquisa e Extensão), e tem como parceria a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e NECAF (Núcleo de Estudos em Cafeicultura).

Cerca de 30 eventos devem ser realizados em todo o Estado nas quatro regiões produtoras de café (Sul, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Cerrado).

O objetivo é promover a difusão de tecnologias e insumos para os produtores, melhorar a qualidade do café produzido, aumentar a produtividade e diminuir os custos de produção melhorando assim a renda dos cafeicultores.

Em Jacuí, no dia 23/04, além dos patrocinadores oficiais e locais, o evento teve como parceiros o Sindicato Rural de Jacuí e a Prefeitura Municipal de Jacuí.

Na abertura, o Prefeito Geraldo Magela falou da importância do convênio assinado com a EMATER/MG, desde 2017 até hoje, para que mesmo em momentos de crise financeira vividos pelas prefeituras como este atual, mesmo com poucos recursos financeiros, mais oportunidades e assessoramento rural possam chegar até os produtores na agricultura, pecuária e neste evento em especial aos cafeicultores do Município.

Estiveram presentes no circuito vereadores de Jacuí e da região, o presidente da Câmara, presidente do Sindicato Rural e as equipes da EMATER/MG e cafeicultores das cidades de Jacuí, Coordenação e Gerência de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Bom Jesus da Penha e São Pedro da União, somando cerca de 200 participantes.

Foram realizadas 3 palestras:

“Café com Qualidade e Responsabilidade”, onde o Engenheiro Agrônomo e Consultor de cafés especiais César Augusto Candiano enfatizou a importância de se manter a qualidade do café, desde a colheita até a venda dos grãos secos, podendo garantir ao produtor melhor preço no mercado devido à melhor qualidade dos grãos.

“Importância da calagem na fertilidade do solo” com o Engenheiro agrônomo Rodrigo Geraldo Borges, que abordou a importância das análises de solo do cafezal, o planejamento e aplicação do calcário, contribuindo para a nutrição e manejo do cafezal.

“Como ser feliz produzindo café” com o Engenheiro Agrônomo João Inácio da Silva Citton, extensionista agropecuário da EMATER-MG, que colocou a motivação como principal aliada do cafeicultor para manter a produção e a qualidade do café, tendo também como foco o bem estar pessoal e familiar.

A Secretaria Municipal de Saúde também participou do evento realizando aferição de pressão arterial e testes de glicemia dos participantes do circuito, além de mobilizar e conscientizar a todos sobre a importância da prática de exercícios físicos e alongamentos para prevenir doenças causadas pela má postura; e da utilização de EPI(Equipamentos de proteção individual) para prevenção de possíveis alergias e intoxicação.

A Administração Municipal parabeniza a EMATER/MG e aos funcionários da Prefeitura Municipal pelo empenho e dedicação para a realização pelo segundo ano consecutivo do Circuito Mineiro de Cafeicultura no Município de Jacuí, e agradece a todos os produtores que prestigiaram e puderam aproveitar um dia de conhecimento técnico em insumos, tecnologia e motivação.

Município de Jacuí sedia o Circuito Mineiro de Cafeicultura