Menu
Your Cart

História da Cidade

JACUÍ COMPLETA 209 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA 19 de Julho de 1814

 

Por meio de estudos de documentos municipais sabe-se que o nome do Município de Jacuí, tem origem indígena do tupi-guarani - "iacu-i", que significa "rio dos jacus" - tipo de ave muito encontrada na região naquela época; ou ainda, "i-acui", que significa "rio enxuto, temporário".

Em 1764, Jacuí foi visitada por Luiz Diogo Lobo da Silva, governador de Minas Gerais o qual levantou uma Intendência de Missária, para administrar o lugar. Jacuí pertenceu muito tempo a Capitania e ao Bispado de São Paulo.

A principal causa do povoamento dos sertões sul mineiros foi o ouro. Bandeirantes e faiscadores foram atraídos em elevados números para todas as direções dos novos descobertos (as minas de ouro), palcos de muitas atividades por quase um século.

Um passo muito importante para a formação administrativa da freguesia de São Pedro de Alcântara do Jacuhy (antigo nome da atual Jacuí) foi quando o imperador alegando a necessidade do incremento da administração da justiça a um número crescente de cidadão residente na região, o aprimoramento da aplicação da justiça em prol dos negócios reais, elevou em 19 de Julho de 1814, a freguesia de São Pedro de Alcântara do Jacuhy, naquela época, termo da Vila de Campanha da Princesa, a condição e status de denominação de São Carlos do Jacuí, com o território desmembrado da Vila de Campanha da Princesa (SILVA, 2004, p.80).